Relatório de emprego nos EUA, Powell, balança comercial e mais destaques desta 6ª
Confira o que vai mexer com os mercados nesta sexta-feira (4)

As medidas protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, geraram tensão nos mercados um dia após o anúncio, aumentando temores sobre o impacto no comércio internacional. O dólar à vista caiu 1,18% frente ao real, fechando a R$ 5,6290, a menor cotação desde outubro de 2024. O Ibovespa oscilou ao longo do dia e terminou praticamente estável, com leve baixa de 0,04%, aos 131.140,65 pontos. Em Wall Street, o tombo foi generalizado, com Dow Jones (-3,98%), S&P 500 (-4,84%) e Nasdaq (-5,97%) registrando a pior sessão desde março de 2020.
A decisão do presidente dos Estados Unidos provocou reações negativas em setores que dependem do comércio exterior, pressionando principalmente ações
industriais e de tecnologia, ao que o jornal The Economist chamou de “Dia da Ruína” e “maior erro econômico da era moderna”. No Brasil, exportadoras foram afetadas, enquanto empresas voltadas ao consumo doméstico resistiram melhor às oscilações. O enfraquecimento do dólar ajudou a aliviar pressões sobre empresas endividadas na moeda americana, mas investidores seguem atentos às consequências das medidas sobre fluxos de capital e crescimento econômico.
Nesta sexta-feira (4), o foco do mercado estará na agenda econômica. No Brasil, serão divulgados o IGP-DI de março, às 8h, e a balança comercial do mês, às 15h. Nos Estados Unidos, o relatório de empregos de março será publicado às 9h30, incluindo a criação de vagas e a taxa de desemprego, dados fundamentais para as expectativas sobre a política monetária do Federal Reserve. Espera-se que o payroll mostre que os EUA criaram 135 mil empregos, uma ligeira desaceleração em relação a fevereiro.
O que vai mexer com o mercado nesta sexta
Agenda
Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda em São José do Xingu (fuso horário de -1h em relação a Brasília). Às 8h (horário local), ele parte da Base Aérea de Brasília com destino a Novo Progresso (PA), onde chega às 8h30 na Base Aérea da Serra do Cachimbo. Às 10h20, Lula tem um encontro privado com o Cacique Raoni Metuktire, na Terra Indígena Capoto/Jarina. Às 13h, participa de uma cerimônia na Aldeia Piaraçu, também na Terra Indígena Capoto/Jarina, em que será homenageado junto com a primeira-dama Janja pelo Cacique Raoni. Na ocasião, o presidente também condecorará Raoni com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito. Encerrando os compromissos, às 14h40, o presidente participa de um almoço oferecido pelo Cacique Raoni em sua homenagem.
Nos EUA, os mercados acompanham com atenção os discursos do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e dos governadores Christopher Waller e Michael Barr.
Hits: 27
Comentários do Facebook