Ovo, frango ou carne? Saiba como equilibrar preço e valor nutricional das proteínas diante da alta dos alimentos

Com aumentos constantes nos preços nos últimos meses, o ovo deixou de ser a opção mais barata entre as fontes de proteína no cardápio do brasileiro. Nutricionista Denise Real, de Bauru (SP), explica a importância das proteínas e da diversidade na alimentação.

Ovo, frango ou carne? Saiba como equilibrar preço e valor nutricional das proteínas diante da alta dos alimentos

Com o aumento dos preços de alimentos que são fontes de proteínas, o ovo, que sempre foi a opção mais barata, tem se tornado um desafio para o bolso dos brasileiros. Com as constantes altas no preço do alimento, fica cada vez mais difícil encontrar alternativas que equilibrem alimentação saudável e economia.

O ovo era a proteína mais acessível no mercado, mas está perdendo seu posto em relação a outras fontes de proteína, como o frango e até a carne vermelha. Com o aumento nos preços, muitos consumidores se veem em dúvida sobre qual é a melhor escolha para uma refeição equilibrada e que caiba no bolso.

A nutricionista Denise Real, de Bauru (SP), explica a importância das proteínas no dia a dia para o ser humano: "A proteína é como se fossem 'tijolinhos'. Ela ajuda a construir tecidos no nosso corpo de uma forma geral, desde órgãos, células, cabelo, pele, unha, e também fortalecimento para músculos".

Embora muitas pessoas associem proteína a carne vermelha, Denise destaca que há outras opções igualmente nutritivas, como frango, ovo, peixes, queijos, iogurtes e os feijões, grão-de-pico e soja.

A especialista também alerta que a variação nas fontes de proteína é importante para uma dieta saudável. Além disso, explica como calcular a quantidade diária de proteína ideal para cada pessoa.

"Em uma média, é recomendado consumir de 1,2 a 1,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Para um adulto de 80 kg, por exemplo, isso equivale a cerca de 144 gramas de proteína por dia, que equivale a 480 gramas de frango ao dia.

Porém, é importante dividir o que vai comer ao longo do dia, com diversas fontes de proteína, como por exemplo ovos no café da manhã, frango no almoço e queijo à noite.

Gráfico sobre os valores das proteínas no mercado — Foto: Reprodução / TV TEM

Gráfico sobre os valores das proteínas no mercado — Foto: Reprodução / TV TEM

 

FONTE: G1 

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/03/23/ovo-frango-ou-carne-saiba-como-equilibrar-preco-e-valor-nutricional-das-proteinas-diante-da-alta-dos-alimentos.ghtml

FONTE:
Hits: 234